segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Guerra do Vietnã

30 de abril, se comemora o aniversário da Queda de Saigon e o fim da Guerra do Vietnã. Os americanos gastaram milhões de dólares durante mais de uma década, exigindo um enorme custo humano, com milhões de mortos e incontáveis feridos - tanto fisicamente como mentalmente - que aflige pessoas até hoje em dia.
O envolvimento dos Estados Unidos e a força das tropas militares cresceu rapidamente depois de 1964 - seu nível mais alto foi em 1968, com mais de 500.000 tropas no terreno.
É impossível mostrar um evento tão grande com um punhado de fotografias, mas aqui estão algumas das fotos e momentos que compõem a história do conflito.


Helicópteros do Exército dos EUA, abrem fogo com metralhadoras em uma linha de árvores, para cobrir o avanço das tropas sul-vietnamitas em um ataque a um acampamento vietcongue a 18 milhas ao norte de Tay Ninh, no noroeste de Saigon, perto da fronteira com o Camboja, no Vietnã, em março de 1965. (FAAS AP Photo / Horst)

Um tanque M41 do avanço do Exército sul-vietnamita em posições inimigas em Saigon, no Vietnã, em maio de 1960. (Departamento de Defesa dos EUA)

Três vietnamitas feridos recebem ajuda, após a explosão de uma bomba em frente da embaixada dos EUA em Saigon, Vietnã, 30 de março de 1965. A fumaça sob os destroços no fundo. Pelo menos dois americanos mortos e vários vietnamitas foram mortos no bombardeio. (AP Photo Faas / Horst)

Um helicóptero da Marinha EUA CH-46 Sea Knight, cai em chamas após ser atingido por fogo antiaéreo inimigo durante a Operação Hastings, ao sul da zona desmilitarizada entre o Norte e o Vietnã do Sul, em 15 de julho de 1966. O helicóptero caiu e explodiu em um morro, matando um tripulante e 12 fuzileiros navais. Três tripulantes escaparam com queimaduras graves. (AP Photo Faas / Horst)

Um jovem fuzileiro naval espera na praia durante o desembarque dos Fuzileiros em Da Nang, no Vietnã, 03 agosto de 1965. (U. Corps. S. Marinho)

Um ataque de napalm irrompe numa bola de fogo perto de tropas dos EUA em patrulha no Vietnã do Sul em 1966. (Foto AP)

Um carregador de maca vietnamita usa uma máscara por causa do cheiro dos corpos dos americanos e soldados vietnamitas, mortos em combates contra os Vietcong no seringal da Michelin, cerca de 45 quilômetros a nordeste de Saigon, 27 de novembro de 1965. Mais de 100 corpos foram recuperados depois de um assalto feito por uma onda humana de guerrilheiros. (AP Photo Faas / Horst)

O sargento. Ronald A. Payne, de Atlanta, Geórgia, líder do pelotão da Companhia A, 1 Bn, Infantaria 5, 25 ª Divisão de Infantaria, verifica a entrada do túnel carregando uma lanterna e uma arma, antes de entrar para procurar vietcongues e os seus equipamentos durante a Operação "Cedar Falls" na Bo Ho Woods, 25 quilômetros ao norte de Saigon em 24 janeiro de 1967. (EUA Departamento de Defense/SP5 Robert C. Lafoon, Exército dos EUA Sp Pac Det foto)

Vista aérea do porta-aviões USS Forrestal, em curso cerca de um mês após os incêndios e explosões que danificaram o navio, onde teve 132 tripulantes mortos, 62 feridos e dois desaparecidos e provavelmente mortas em serviço nas águas ao largo do Vietnã, em julho de 1967. (U. S. Marinha / APS H. L. WISE)

Um helicóptero UH-1D do 336 sprays Aviation Company em uma área de floresta densa no delta do Mekong. (EUA Departamento de Defesa Grigsby / Brian K., SPC5)

Monja budista Thich Quang Thanh Nu, queima até a morte em um ato de protesto contra o regime de suicídio católica do governo no pagode de Dieu, em Hue, no Vietnã do Sul, 29 de maio de 1966. (Foto AP)

Pára-quedistas do Batalhão EUA 2, 173 Brigada Aerotransportada, mantém suas armas automáticas sobre a água para atravessar um rio na chuva durante uma busca por posições vietcongues na área de selva de Ben Cat, no Vietnã do Sul em 25 de setembro de 1965.
(AP Photo / Henri Huet)

(1 de 3) Forças vietnamitas do Sul escoltando policial suspeito Viet Cong, Nguyen Van Lem em uma rua de Saigon, 1 de fevereiro de 1968, no início da Ofensiva do Tet. (AP Photo Adams / Eddie)

(2 de 3) O sul-vietnamita Nguyen Ngoc Loan Geral, o chefe da polícia nacional, dispara sua pistola na cabeça do suspeito Viet Cong oficial Nguyen Van Lem em uma rua de Saigon, em 01 fevereiro de 1968. (AP Photo Adams / Eddie)

(3 de 3) O sul-vietnamita Nguyen Ngoc Loan guarda a arma no coldre após a execução do suspeito Viet Cong oficial Nguyen Van Lém, em uma rua de Saigon. 1 de fevereiro de 1968, no início da Ofensiva do Tet. (AP Photo Adams / Eddie)

Manifestantes em Berkeley, Califórnia marcham contra a guerra do Vietnã, em dezembro de 1965. (Foto AP)

Manifestantes anti-guerra se reúnem pelo consórcio, Refletindo com o Monumento a Washington ao fundo, em Washington, em 21 de outubro de 1967. (Foto AP)

Um acampamento Viet Cong é incendiado perto My Tho, do Vietnã em 5 de abril de 1968. Em primeiro plano é um soldado do First Class Raymond Rumpa, St Paul, Minnesota, a Companhia C, 3 º Batalhão, 47 de Infantaria, 9 ª Divisão de Infantaria, com um rife 45 £ 90 milímetros sem recuo. (Departamento de Defesa dos EUA)

O Air Force F-100D Super Sabre, dispara uma chuva de foguetes de 2,75 polegadas contra uma posição inimiga no Vietnã do Sul em 01 de janeiro de 1967.
(Departamento de Defesa dos EUA)

Durante a Operação "Bushmaster", um membro da Companhia "L ", (Ranger), 75 ª Infantaria, usa maquiagem de camuflagem e senta-se sozinho com seus pensamentos enquanto espera para participar de uma missão de assalto contra o Exército norte-vietnamita (NVA), em agosto de 1971. (EUA Departamento de Defense/SP4 John L. Hennesey, Co Sig 221)

Mulheres e crianças agachado em um canal lamacento para se abrigar do intenso fogo vietcongue na Bao Trai, cerca de 20 quilômetros a oeste de Saigon, em 1 de janeiro de 1966. (AP Photo Faas / Horst)

O corpo de um pára-quedista americano morto em ação na selva, perto da fronteira com o Camboja é elevado a um helicóptero de evacuação em Guerra Zona C, Vietnã em 1966. (AP Photo / Henri Huet)

Fuzileiros dos EUA saem de suas trincheiras enlameadas ao nascer do sol, depois de uma terceira noite de luta contra os contínuos ataques dos norte-vietnamitas 324 divisão B tropas, em 21 de setembro de 1966. (AP Foto / Henri Huet)

Os membros da 101 ª Divisão Aerotransportada tiram fotos durante o espectáculo de Natal de Bob Hope, em Camp Eagle no Vietnã em 23 de dezembro de 1970. (EUA Departamento de Defense/SP5 Joel M. Shanus, Det EUA Foto Sp, Pac)

Sammy Davis Jr. realiza show para os membros da 1 ª Divisão de Cavalaria (Airmobile) em um
local não revelado no Vietname em Fevereiro de 1972.
(EUA Departamento de Defense/SP4 Gibbons George, EUA Det Foto Sp, Pac)

Um helicóptero tenta pouso em uma colina que faz parte da Base de Apoio de Fogo 29, a oeste de Dak To no planalto central do Vietnã do Sul em 03 de junho de 1968. Ao redor da base, estão várias árvores queimadas devido aos ataquesaéreos pesados de combate entre tropas norte-vietnamitas e norte-americanas.
(Foto AP)

Um fuzileiro naval ajuda seu companheiro ferido, apesar de cobrir o fogo norte-vietnamitas durante a batalha em 15 de maio de 1967 no setor ocidental da "Leatherneck Square" ao sul da zona desmilitarizada no sul do Vietnã. (AP Photo / John Schneider)

Os defensores da saída do Vietnã residem na Campina Ovinos em Nova York, no Central Park em 14 de novembro de 1969, enquanto centenas de balões pretos e brancos flutuam para o céu. Um porta-voz da comissão disse que a os balões pretos representavam americanos que morreram no Vietnã, sob a administração Nixon, e os balões em branco simbolizava o número de americanos que morreriam se a guerra continuasse. (AP Photo / Spencer Jones J.)

Manifestantes atendem o estudante caído John Cleary depois que ele foi baleado e ferido pela
Guarda Nacional de Ohio, no campus da Universidade Estadual Kent, 4 de maio de 1970. Ele sobreviveu. Quatro estudantes foram mortos e nove feridos durante uma manifestação contra a expansão da guerra do Vietnã para o Camboja. (Foto KSU por Moore Doug / Reuters)

(1 de 3) Bombas com uma mistura de napalm e fósforo branco geléia caem em vietnamitas, após
bombardeiros AF Skyraider explodirem casas no meio e na frente do templo Cao Dai na periferia de Trang Bang, 08 de junho de 1972. Em primeiro plano estão os soldados vietnamitas e cinegrafistas de várias organizações de notícias internacionais que assistem a cena. As torres do templo Cao Bang Trang Dai são visíveis no centro das explosões. (AP Photo / Nick Ut)

(2 de 3) forças sul-vietnamitas acompanhamdo crianças aterrorizadas, incusive a menina de nove anos de idade Kim Phuc, pela Rota 1 perto de Trang Bang, após um ataque aéreo sobre as suspeitas de napalm Viet Cong esconderijos, 08 de junho, 1972. Um avião sul-vietnamita acidentalmente deixou cair seu napalm flamejante sobre as tropas sul-vietnamitas e civis. A menina apavorada tinha arrancado a roupa em chamas enquanto fugiam. As crianças da esquerda para a direita: Phan Thanh Tam, irmão mais novo de Kim Phuc, que perdeu um olho, Phan Thanh Phouc, irmão mais novo de Kim Phuc, Kim Phuc, primos e Kim Ho Van Bon, e Ho Thi Ting. Atrás deles estão os soldados da Divisão de Exército do Vietnã 25. (AP Photo / Nick Ut)

(3 de 3) Equipes de TV e soldados sul-vietnamitas rodeiam Kim Phuc na Rota 1, perto de Trang Bang depois que ela foi queimada por um ataque de napalm, 08 de junho de 1972. Um avião sul-vietnamita suspeitando de posições de Viet Cong deixou cair seu napalm flamejante na vila civil. (AP Photo / Nick Ut)

Vista lateral de um helicóptero HH-53 da Aerospace Rescue Squadron 40.E como pode ser visto a partir da posição do artilheiro em um A-1 do 21 º Esquadrão de Especialista em Operações. (Foto USAF por Ken Hackman)

Dak To, Primeiro Sargento do Vietnã. Reynolds Benjamin e primeiro sargento. Robert M. Baker, ambos Co. B, 3 Bn., Infantaria 12, 4 ª Divisão de Infantaria, hasteiam a bandeira americana no monte n º 927 de 05 de dezembro de 1967. (Departamento de Defesa dos EUA / Spec. Abeyta R. 4)

DR. Howe (Glencoe, MN) trata as feridas de soldado de primeira classe DA Crum (New Brighton, PA), "H" da Empresa, 2 º Batalhão, o quinto Regimento da Marinha, durante a Operação Hue City, em 06 de fevereiro de 1968. (Departamento de Defesa dos EUA)

Um fotógrafo sul-vietnamita fez esta foto de um soldado sul-vietnamita entrincheirado em Van Hai, a sul de Hue, 20 de novembro de 1972.(Foto AP)

Um prisioneiro Viet Cong aguarda interrogatório no A-109 das Forças Especiais do Destacamento Thuong Duc, Vietnã (25 km a oeste de Da Nang), 23 de janeiro de 1967. (FOTO AFP / Arquivo Nacional)

Em 07 de maio de 1968, perto de Tan Son Nhut base aérea de Saigon, Vietnã, os corpos de três soldados do Exército norte-vietnamita (NVA) encontram-se na
rua perto de Plantation Road, em uma área que foi devastada por ataques aéreos e incêndios durante uma batalha ao redor do antigo cemitério francês. (EUA Departamento de Defense/SP5 Fitzpatrick JF, Jr., Bn 69 Sig (A)

O Vietnã do Norte explode um bunker de munição dos EUA de 175 mm emplacements canhão em Gio Linh, ao lado de desmilitarização da zona entre o norte e o sul do Vietnã, setembro 1967. (Foto AP)

Um pára-quedista EUA feridos caretas de dor enquanto aguarda a evacuação médica no
acampamento-base na Shau um vale perto da fronteira com Laos, no Vietnã do Sul durante a Guerra do Vietnã. Foto tirada pelo fotógrafo da AP, em seguida, Hugh Van Es em 19 de maio de 1969. (AP Photo / Van Es Hugh)

O prisioneiro de guerra, tenente-coronel Robert L. Stirm é cumprimentado por sua família na Base Aérea de Travis em Fairfield, Califórnia, em 17 de março de 1973, retornando da Guerra do Vietnã. (AP Photo / Veder Sal)

Fuzileiros Sul-vietnamitas nadando até os navios, fugindo da cidade portuária do norte de Da Nang, em 29 de março de 1975 antes de sua queda para os vietcongues e norte-vietnamitas. Vários fuzileiros abandonaram dezenas de armas, veículos e até um helicóptero. Em primeiro plano, os homens em LSTs (Landing Ship, Tank) se preparam para lançar a corda para fuzileiros chegando em tubos internos. Apenas uma fração da cidade de 100 mil habitantes foram evacuadas antes da sua queda. (Foto AP)

Um refugiado segura seu bebê em um helicóptero do governo, que os leva para perto de Tuy Hoa, a 235 quilômetros a nordeste de Saigon em 22 de março de 1975. Eles estavam entre milhares fugindo de recentes avanços comunistas. (AP Photo / Nick Ut)

Tropas norte-vietnamitas atravessam a pista de Tan Son Nhat base aérea em Saigon, em uma coluna de fumaça por trás de uma base aérea abandonada dos EUA, em 30 de abril de 1975. A tomada de Saigon marcou a queda do Sul apoiado pelos EUA e o fim de uma década de luta. (Agência de Notícias do Vietnã / Reuters)

Multidões de vietnamitas escalam o muro da Embaixada dos EUA em Saigon, Vietnã, tentando chegar à zona de captação de helicóptero, pouco antes do final da Guerra do Vietnã em 29 de abril de 1975. (AP Photo / Ulevich Neal)

Um tanque norte-vietnamita arrebenta o portão do palácio presidencial em Saigon, o que significa a queda do Vietnã do Sul em 30 de abril de 1975. (Foto AP)

Uma jovem sul-vietnamita cobre a boca enquanto olha para uma vala, onde as vítimas de um massacre relataram que Viet Congs estavam sendo desenterrados perto de Dien vila Bai, a leste de Hue, em abril de 1969. A mulher, marido, pai e irmão estavam desaparecidos desde a ofensiva do Tet e poderiam estar entre os mortos pelas forças comunistas. (AP Photo Faas / Horst)

Categories: